terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESPELHO COM LUME

A gente brasileira mudou o comportamento. Isso é visível. Há uma década, nós eleitores, votávamos no candidato inteligente: aquele que falava difícil, vocabulário as vezes intraduzível. Falava coisas que a gente não entendia, e por isso mesmo, era tido como o inteligente. Era dele que precisávamos para nos representar. Nós pobres mortais, resumíamos em nossa pequenez e enxergava naquele candidato intelectual, nossa tábua de salvação. Víamos o horário eleitoral e dizíamos: esse vai resolver os problemas do Brasil. Aprendemos as duras penas que não era assim. Lula mudou isso. Com sua ascenção ao poder descobrimos que gente que fala simples, de modo que entedemos, também pode ser competente. Isso por si só, já serviu para levantar nossa autoestima. Gente como nós nos entende e pode nos representa melhor. É como se nós estivéssemos no poder. Neste sentido, Lula construiu uma obra memorável, que alguns ainda não entenderam. Também por essa razão, o povo brasileiro está abraçando a Dilma, ela representa a continuidade disso: reafirmação de nossa autoestima e consolidação de um conceito de fazer política. Nós representantes de nós mesmos! Não é contra intectual e muito menos contra formação acadêmica, é a favor eu diria. Afinal para que serve o conhecimento se não para aprendermos a dialogar com clareza e ter firmeza de propósitos? Falo de um modo que ecoa... nós brasileiros, não somos mais só caixa de ressonância.

2 comentários:

  1. Verdade, ficamos procurando alguém melhor do que nós para nos representar, enquanto na verdade, nós somos os melhores representantes para isso.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ficamos procurando alguém melhor do que nós para nos representar, enquanto na verdade, nós somos os melhores representantes para isso.

    ResponderExcluir